Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de cimento dentário e a sua aplicação no tratamento endodôntico.
A selagem é uma parte fundamental de qualquer tratamento endodôntico. Neste tipo de intervenção, grande parte do sucesso (ou do insucesso) depende da qualidade dessa selagem.
No entanto, por vezes, o especialista precisa de tratar pequenas alterações no canal antes da sua selagem definitiva.
1. Cimento dentário obturador
Os principais objetivos de um tratamento endodôntico bem-sucedido são uma boa limpeza e conformação do canal, e uma obturação perfeita.
Atualmente, os métodos mais comuns na fase de obturação baseiam-se na utilização de cones de gutapercha. No entanto, este material, por si só, não é capaz de garantir uma selagem total do canal. Por isso, os cimentos obturadores desempenham um papel essencial: são responsáveis por revestir a dentina e preencher pequenas irregularidades que a gutapercha não consegue ocupar.
2. Cimento dentário biocerâmico
Os cimentos biocerâmicos funcionam de forma muito semelhante aos tecidos humanos. São biocompatíveis, reabsorvíveis e ainda estimulam a regeneração dos tecidos naturais.
Estas características particulares permitem ao médico dentista facilitar a selagem de pequenas perfurações, melhorar a proteção pulpar ou promover a regeneração apical.
3. Cimento dentário reparador
Nos últimos anos, o uso do MTA tem crescido significativamente na endodontia. Atualmente, os cimentos reparadores integram este material, que favorece a formação óssea. Por essa razão, o MTA é utilizado, principalmente, para selar vias de comunicação entre o sistema de canais radiculares e os tecidos perirradiculares. As suas propriedades antibacterianas tornam-no ideal para utilização em obturação.
Os melhores cimentos obturadores para endodontia
Agora que já analisámos os diferentes tipos de cimentos dentários obturadores e a sua aplicação direta na endodontia, é altura de referir os melhores cimentos disponíveis no mercado.
Esta é a nossa seleção de cimentos essenciais:
- NeoSealer Flo da Zarc. É um cimento dentário biocerâmico obturador que facilita a formação de hidroxiapatita, acelerando a cura de pequenas alterações. É um produto biocompatível, antimicrobiano e dimensionalmente estável. Foi especificamente concebido para promover a presa e melhorar a bioatividade.
- EssenSeal da PDSA. Trata-se de um cimento dentário obturador à base de óxido de zinco com óleo essencial de Melaleuca, indicado para obturações tridimensionais complexas. O EssenSeal apresenta elevada fluidez, o que facilita a penetração na anatomia do canal e permite uma selagem perfeita. A aplicação proporciona um revestimento uniforme das paredes do canal, facilitando a inserção rápida e precisa dos cones de gutapercha.
- AH Plus da Dentsply Sirona. É uma pasta bicomponente à base de um polímero epóxi-amina, utilizada para obter uma selagem permanente de elevada qualidade. O AH Plus é a solução ideal para resolver problemas de sensibilidade pós-operatória e inflamação apical crónica. A consistência da mistura oferece uma viscosidade ótima para um trabalho mais limpo, seguro e eficiente. É um produto altamente biocompatível.